Quem sou eu

Minha foto
33 anos, Sou mãe, esposa, mulher, professora, romântica, ciumenta, mas feliz... Já fui mais extrovertida... Sempre fui muito companheira, procuro ajudar o próximo em todas as dificuldades mesmo sabendo que deixo eu mesma de lado nesta ajuda constante.Tenho uma dedicação incansável quando se trata de filhos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

ANÁLISE DO TEXTO ‘’MÍDIAS NA EDUCAÇÃO’’

O diferencial é saber usar a tecnologia (TV, vídeo) explorando seus aspectos positivos, sempre em detrimento de um progresso que possibilite a formação de cidadãos críticos que possam julgar o que o meio lhe oferece fazendo uma apreciação qualitativa daquilo que lhe pode ser útil. Estas tecnologias ajudam a um bom professor, atrair os alunos, mas não modifica substancialmente à relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.
Estão ligados a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. TV, Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Levar a televisão e o vídeo para a sala de aula não tem nada a ver com motivar alunos ou substituir a palavra escrita ou como mera "ilustração", sim que sejam geradores de discussões sobre determinado assunto estudado. Devemos compreender a televisão como fenômeno social e estudar de que maneira, são feitos os programas de televisão. Com o uso adequado destas tecnologias a escola "alfabetiza" visualmente os alunos e os ensine a "ler" televisão. Desta forma no contexto educacional, devemos promover inovações nas formas de “ensinar” e “aprender”, dinamizando a relação professor/aluno.

ATIVIDADE DE REFLEXÃO APOIADA NO VÍDEO ‘’ DO SONHO AOS ARES’’ – SANTOS DUMONT


Percebe-se que o conhecimento é construído e tem sido constantemente reformulado ao longo de nossa história.

No vídeo, pudemos ver a evolução de um sonho se concretizando, a evolução do avião. Desta forma, podemos observar o avanço tecnológico cada vez mais intenso dessa maneira o uso do computador é indispensável nos dias atuais.

A evolução tecnológica que vivenciamos hoje e que influencia nossas vidas é fruto de um planejamento participativo. É o sonho que nos faz caminhar e ir além, é ele que impulsiona a humanidade e nos mantêm vivos. Não devemos limitar os sonhos como educadores, não devemos deixar de sonhar com uma sociedade melhor.

Mas, não adianta sonhar e não trabalhar por isto. Como nos mostra o vídeo “Do sonho aos ares”; um sonho só se torna realidade com muito esforço, o caminho da idealização até a realização do sonho é longo, requer muita força de vontade, muito desejo de acertar, muita insistência e perseverança.